26 novembro 2017

Precisamos falar sobre saúde mental

Você já se pegou pensando porque desiste de tudo na sua vida? Hoje enquanto parada no trânsito comecei a refletir sobre porque desistimos.
Tenho amigas que frequentemente me falam que querem mudar de vida, que não estão felizes onde se encontram, tiro esse momento para então refletir junto com elas o que leva a isto e o que gostariam de mudar.
Assim, traçamos um plano de ação possível para que esta pessoa possa sair deste lugar de infelicidade, sem para isso esperar o ano novo, momento em que fazemos varias resoluções das quais na primeira semana do ano já foram esquecidas.
Contudo, apesar de metas plenamente alcançáveis, essas mesmas pessoas que estão infelizes começam a desistir, não porque o plano de ação não funciona mais, mas somente porque estão cansadas de tentar, querem um caminho fácil, entretanto todo caminho é árduo e não existe vitória sem luta.
No entanto, essa tendência a desistir pode estar ligada à depressão, ansiedade, entre outras doenças. 
Acontece que apesar de ter um plano definido, estas pessoas não têm um suporte psicológico para vencer o que mais lhes atrapalha, a própria mente.
Isto acontece porque o acesso a psicólogos e psiquiatras ainda é restrito, principalmente para aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Na época que não me sentia bem mentalmente cheguei a ter atitudes inesperadas até conseguir o encaminhamento para o psicólogo do SUS, pois a saúde mental é menosprezada, a maioria acha que é somente uma fase difícil, um momento infeliz e que tudo isso logo vai passar, porém não é verdade.
Por exemplo se você está doente, vai no médico, toma os remédios receitados e fica melhor, pois nem sempre deixar para lá é uma opção já que a doença pode se agravar.
No entanto se não tratada, uma doença mental pode até resultar na morte do indivíduo, então porque continuamos desprezando nossa saúde mental? Porque acreditamos que é normal desistirmos sem ao menos tentar? Porque fomos ensinados que a saúde mental não importa desde que você se enquadre no padrão da sociedade, pois o que mais tem valor hoje em dia é um corpo bonito, não uma mente saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL