09 fevereiro 2018

The Shape of Water

Guillermo Del Toro nunca decepciona. 
Seguimos repetindo esse mantra como verdade absoluta, mas vale lembrar que há um time dos sonhos em todas as suas formas: fotografia impressionante que te prende do começo ao fim, sonoplastia impecável até quando a principal característica do filme é em torno de uma mudez de palavras e gritos de sentimentos.
São tantas referências históricas bem amarradas que não existe critica quanto aos recortes inseridos no filme que apesar de tratar de uma forma moderna o clássico amor de uma bela e uma fera (a forma representada por um hibrido anfíbio que talvez não possa ser classificado como sereia, citado como um Deus da América do Sul, mas claramente inspirado em um Kappa japonês) apesar de toda a fantasia o filme se expressa real, em meio a guerra fria, o racismo e a homofobia sendo apresentados como parte de uma sociedade hipócrita a muito tempo.


São tantas referências que fica bem complicado escrever sem spoiler, mas vamos nos atentar a tudo que vale a pena. O filme  que te mantem atento o tempo todo, cada detalhe remete a várias reflexões sobre diferentes aspectos sociais.
O elenco é um show a parte: a delicadeza da interpretação, o sentimento e o que eu costumo chamar de a "presença divina" de Octavia Spencer, nós precisamos dela em todos os filmes e esse filme precisava dela também; atuação tão perfeita que nos faz imaginar que tudo que se passa com sua colega de trabalho Elza interpretada pela atriz Sally Hawkins realmente aconteceu.



Dentro do contexto da obra a representação da amizade sincera aparece claramente apesar de, em alguns momentos, os próprios personagens questionarem até onde iriam pela amiga, abandona-la  nunca foi uma opção e todos sabemos que se fosse ao contrário Elza, a princesa muda, também os ajudaria.



Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2018 (Brasil)
Direção: Guillermo del Toro
Indicado ao Oscar de Melhor filme 
Imagens Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL