21 março 2018

São Thomé das Letras - Bate e Volta

Hoje eu vi um meme (sim, vivemos para citar memes) que refletiu meu momento atual, a frase era a seguinte: "Para de ficar esperando para fazer aquela trip maneira, se for esperar sobrar 2$ não vai nunca. Mete o louco"

Pensando nisso hoje tem mais um post sobre: bate e volta. Aquela viagem maluca de um dia só (ou dois, porque tem a noite na estrada) que nem precisa gastar pra dormir. O destino dessa vez foi uma cidadezinha em Minas Gerais chamada "São Thomé das Letras" a cidade fica a mais ou menos 396km de São Paulo e apresenta uma natureza exuberante.


São muitas cachoeiras, nem todas de fácil acesso. Na nossa excursão bate e volta tivemos apoio de uma guia local maravilhosa que nos levou nos melhores roles dessa primeira parte (sim, vamos ter bate e volta parte 2 porque tem muita coisa para ver ainda). Na foto acima quem quiser brincar de "onde está Wally" com um de nossos colunistas pode procurar que ele está lá.


Nesta viagem visitamos as seguintes cachoeiras: Véu das noivas, Lua de Mel, Paraíso, Cachoeira do Flávio e Vale das Borboletas. A véu das noivas foi a que mais interagimos porque era mais alta e um pouco mais fácil. A do vale das borboletas é maravilhosa e foi de longe a favorita, porém, ela é muito escorregadia e isso dificultou um pouco (muito, foram muitos tombos).
Mas, nem só de cachoeiras vive São Thomé...vive também de pedras. Oi? Isso mesmo, além das pedras escorregadias das cachoeiras a cidade está em cima de várias pedreiras, fazendo da extração sua principal atividade econômica e fonte de lendas urbanas.


Nessa foto aparecem pedaços de pedra empilhados de forma metódica em diversas alturas, diz a lenda que cada torre é um pedido, quando alguém derruba uma o pedido se realiza e a pessoa que derrubou pode reconstruí-la e fazer seu próprio pedido dando sequência ao ciclo.


Por falar em lendas, a proximidade de Varginha (a cidade mineira famosa pelo E.T) fez com que São Thomé também fosse, digamos que, ponto de visita extraterrestre com diversos depoimentos de aparições de OVNIs. Particularmente eu prefiro a outra fama, aquela do "eu vi gnomos", o artesanato temático possui diversas esculturas da pedra São Thomé, uma variedade de elementais: fadas, bruxas, gnomos e os famigerados "GarraDuende" (veremos mais sobre eles na parte 2)
Essas fotos são de uma pousada toda decorada pertinho do centro da cidade.


É o paraíso para quem é de humanas, fiquei apaixonada e pretendo voltar várias vezes. Valeu super a pena o bate e volta porque por hora não havia nem tempo, nem grana para uma viagem longa e foi um final de semana de alívio em pleno mês de volta as aulas da faculdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL