22 maio 2018

É Pole Dance que fala?

Você já ouviu do Pole Dance? É... Pole dance, aquela modalidade da personagem Flavia Alessandra na novela duas cara, sabe? Aquela dança que a gente  automaticamente relaciona a stripclubs e apenas garotas tirando peça por peça pra seduzir um homem, conhece? Pois é, hoje eu vou desmistificar algumas coisas relacionadas ao pole pra vocês. 
Se você acha que o pole dance é estritamente algo para pessoas que dançam em casas noturnas, minha querida pessoa que está lendo, você não podia estar mais equivocada. Se você acha que somente as nossas divas do sexo feminino podem participar, tá enganada novamente. Se você acha que você precisa ter um corpo padrão Gisele Bündchen, vou te falar que não. 
Mas tio Rafa, então me explica mais desse tal de Pole Dance aí! 


 Neste texto, falarei um pouco da realidade atual do pole. Existem várias vertentes dentro do mundo do Pole e elas podem ser basicamente divididas em dois grupos principais: o Pole Sport (ou fitness) e o Pole Art. Em ambas as categorias uma coisa é fato, é um ótimo exercício físico, se você procura um tipo atividade e não é muito fã de academias, aconselho fervorosamente a tentar uma aula de pole, afinal uma aula de pole dance equivale a uma musculação pesada: seu corpo vai ficar em isometria o tempo inteirinho, você sustentará o peso do seu corpo apenas com o auxilio de suas mãos o pernas, e bora lembrar que a gravidade estará fazendo todo o trabalho dela.
 No pole sport, a preocupação maior é com os movimentos acrobáticos e movimentos de alta dificuldade técnica, onde não precisa necessariamente ter uma coreografia chamativa. O IPSF (International Pole Sports Federation) é o principal realizador do campeonato mundial de Pole Sport, o qual um brasileiro pegou em 7º (sétimo) lugar no ranking mundial em 2017. No Brasil também ocorre o Campeonato Brasileiro de Pole Sport – CBPS, que foi realizado neste ano na cidade de Teresina dias 05 e 06 de maio.


O Pole art (ou artístico) já possui várias subdivisões, tem o pole artístico contemporâneo o qual pega elementos da dança contemporânea e cria coreografias unindo os movimentos de uma forma fluida mas que passem um sentimento ou contem uma história, é bem voltado para a parte artística mesmo da coisa. Tem também o pole sensual que também vem com a proposta de juntar movimentos de forma fluida e criando coreografias, onde neste caso, é com a intenção de exercer a sensualidade da mulher ou do homem praticante, pois homens também podem praticar e entreter e cativar a audiência.

Sem distinguir vertentes, algumas coisas podem ser ditas sobre o pole dance:
- É uma excelente atividade física, a qual proporciona tonificação muscular e perda calórica;
- É extremamente empoderador;
- É ótimo para a melhora da autoestima e autoconfiança;
-Ajuda no combate da depressão e problemas psicológicos;
- Você conhece novas pessoas que estarão sempre te apoiando e vibrando a cada conquista junto com você;
- Ajuda no sistema cardiovascular;
- Desenvolver o equilíbrio e coordenação motora;
- Fortalece os ossos e articulações;
- Melhora a flexibilidade;
- Diminui o estresse;
- Pole é amor.


Mas, eu não tenho namorado(a) pra dançar pra ele, posso fazer mesmo assim?!
Gata(o), quem disse que você precisa de alguém pra dançar para? Dança pra você mesma(o), se ame, se seduza, faça isso por gostar de você mesma(o)! Se dançar para alguém, dance pra você mostrar que você é boa o suficiente pra seduzir quem você quiser, DO JEITO QUE VOCE É!
Mas tio Rafa, eu sou gordinha não fica feio fazer pole ?
Oi? Gata! Todo mundo é lindo do jeito que é,não existe um padrão específico de corpo pra você fazer pole, você só precisa ter um corpo! Tipo,  tem corpo? Bora fazer!
Mas, eu sou homem não posso fazer pole porque é de menina...
AH PARA NÉ?! O pole é algo pra todo mundo, o pole é lindo! Feio é o preconceito alheio, e meu bem, olha para a pessoa que vos escreve, eu mesmo, pratico e dou aula de Pole Dance e me orgulho muito, e temos um enorme número de praticantes do pole que são homens, seja dentro do pole sport, seja no art, seja no sensual simplesmente LACRANDO com um salto de 20cm. Então bora parar que essa coisa de “isso é de menina e aquilo é de menino” tá por fora e não existe mais, ok?



Um comentário:

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL