09 maio 2018

Pagamos pela vitrine, seja ela qual for.


Infelizmente já passei por diversas situações não agradáveis em lojas físicas. A mais comum, sem dúvida é a ilusão da vitrine. A montagem de uma vitrine demanda planejamento e estudo sendo uma parte da aplicação do visual merchandising no negócio, é um trabalho profissional que engloba várias características que vão desde público-alvo até ambiente, clima e regionalismos.

iStock

Contudo, é cada vez mais comum que empreendedores invistam nas mídias sociais como sua vitrine, usando-as para atrair clientes para a loja física, uma ferramenta válida e que funciona perfeitamente com o planejamento correto. O mínimo que um cliente espera quando opta por visitar o endereço físico de uma loja baseado em suas redes sociais é encontrar os produtos de acordo com que visualizou nas fotos ou pelo menos na mesma linha de conceito e apresentação. Recentemente, com casamento marcado, precisei sair a procura de uma roupa para a cerimônia civil, já acompanhava diversas lojas de roupas pelo Instagram e não foi difícil eleger as favoritas para visitar.
Qual foi a minha surpresa quando cheguei ao endereço físico e a loja não possuía sequer modelos parecidos com o das fotos? Eu sei que produtos acabam, e que devido os anúncios das mídias sociais as vendas podem ser bem rápidas (isso foi alegado pela atendente em uma das lojas) mas, de todos os modelos que vi nas fotos a loja não possuía nenhum na mesma linhagem, era praticamente uma loja diferente do próprio perfil. Quando questionei a vendedora ela afirmou que as fotos (algumas postadas horas atrás) eram antigas demais e de modelos únicos que não possuíam reposição. Fui tomada pela mesma sensação de quando, antigamente, em algumas lojas os vendedores se recusavam a tirar uma peça da vitrine para que o cliente pudesse experimentar, mesmo aquela sendo a última peça. Eu estava disposta a pagar pela vitrine (a virtual, no caso) e mesmo assim não consegui sair satisfeita.
A dica do dia é: fiquem atentos ao seu público e lembrem-se que é importante oferecer a mesma qualidade de serviço divulgada em todos os meios de propaganda, ou deixem claro que as fotos são somente inspirações e dicas de como usar peças similares. 
Caso exista uma diferença entre as peças anunciadas e o estoque (muitas lojas trabalham com peças exclusivas por encomenda) é necessário deixar claro na legenda da foto que a peça não será encontrada a pronta entrega na loja física e datas das fotos e dos produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL