13 setembro 2018

De Huxley a Pitty - Admirável Mundo Novo


Até onde pode-se controlar o comportamento humano?
Barbárie ou civilização? Um sistema político é capaz de classificar toda uma população e decidir o destino daqueles que estão fora? Seria a civilização um meio de controle dos seres humanos? 
No livro "Admirável Mundo Novo" a Soma é uma espécie de droga distribuída para a população, um modo explicito de controlar, ou melhor, conter o funcionamento da mente humana a fim de evitar oposições ao sistema.
É possível levantar questionamentos sobre a existência de um sistema perfeito, afinal política envolve muito mais do que as possíveis participações populares, mesmo no socialismo nem todos são iguais. Dentro de uma teoria de conspiração é possível alegar que até atos que são considerados de ampla participação do povo são nada mais do que uma distração para desviar a atenção do que verdadeiramente acontece na política.

https://www.flickr.com/photos/environmental_illness_network/16233088026

A roqueira baiana Pitty em sua música "Admirável Chip Novo", além da inspiração clara na obra de Huxley usa de metáforas para representar o estado e o comportamento humano exigido pela civilização: o ser humano controlado assim como na obra de ficção, até a reprodução humana no mundo perfeito deveria ser controlada, o envelhecimento deveria ser evitado, as criaturas morreriam perfeitas nada é orgânico
Os habitantes do mundo vivem sem saber que na realidade são privados de sua liberdade indiretamente, tudo que realizam faz parte de ocupações alternativas a fim de evitar motins contra o sistema.
Através da arte é claramente possível analisar de um ponto neutro todas as modificações que um sistema de governo (melhor dizendo controle das massas populares) realiza ou se propõe a realizar e o quão difícil se torna conter sentimentos e ideais já enraizados em uma determinada sociedade. Uns preferem a morte a manutenção da vida em estado de exclusão e discórdia.


*Esse texto é trecho de um artigo acadêmico de autoria própria entregue durante minha primeira graduação há 9 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PÉSSIMA PESSOA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL